Postado em 05/11/2015 00:00:00

Distúrbios do Crescimento:

Saiba se tem algum problema com a altura do seu filho

DRA. Bárbara Branco

Durante a infância, é comum que crianças da mesma faixa etária apresentem diferentes níveis de desenvolvimento com o passar dos anos. Por isso, é preciso que os pais fiquem atentos a possíveis sinais de distúrbios ou doenças hormonais que afetem diretamente o crescimento de seus filhos quando eles começam a apresentar grandes diferenças em comparação aos seus amiguinhos na medida que vão envelhecendo.

Uma criança é considerada “baixinha” quando está dois níveis abaixo do padrão de acordo com sua idade/sexo. Consultas regulares a médicos especialistas é fundamental durante toda a infância para fazer este acompanhamento. O desnível na altura pode ser consequência de diversos fatores. Desde problemas genéticos, doenças esqueléticas ou emocionais até doenças endocrinológicas, como o raquitismo, o diabetes mal controlado, hipotireoidismo, doenças da adrenal, distúrbios da puberdade ou deficiência do hormônio do crescimento.

Este último é produzido pela hipófise até o período em que paramos de crescer, por volta dos 18 anos. Quando há falta de produção deste hormônio, o GH, o paciente apresenta baixa estatura ou nanismo causado pela hipopituitarismo. Neste caso, é preciso fazer um tratamento com a endocrinologista baseado na reposição deste hormônio.

Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90