Postado em 06/01/2016 12:00:00

AULA PRÁTICA COM SIMULADOR SERÁ OBRIGATÓRIA NAS AUTOESCOLAS

A mudança ocorre a partir de 31 de janeiro nas 220 autoescolas do Pará. A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito.

O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) estendeu até o final de janeiro, o prazo para as autoescolas se adequarem as regras sobre o uso obrigatório do simulador de direção nas aulas práticas. As mudanças foram requeridas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desde julho de 2014. A partir de 31 de janeiro, a regra começa a valer. Qualquer pessoa que for tirar a Carteira Nacional de Habilitação terá aulas em um simulador virtual durante o curso.

De acordo com Carlos Valente, coordenador de planejamento do Detran, o novo método é importante. “O condutor vai encontrar situações adversas de tempo, como chuva e neblina, vai encontrar direção noturna, congestionamento intenso, falta de sinalização, buraco na via, aclive e declive, pedestre e ciclista. Ele vai ter condição de vivenciar nessa situação aquilo que vai encontrar, e ter domínio do veículo”, explica.

A mudança vale também para quem pilota moto e quer inserir a categoria B. A partir das novas regras o candidato à primeira habilitação deve cumprir no mínimo 25 horas/aula de direção veicular, sendo 20 em veículo de aprendizagem e cinco no simulador. Já para aqueles que querem adicionar a categoria B, o tempo diminui para 20 horas/aula, sendo 15 em veículo de aprendizagem e cinco em simulador.

Segundo o vice-presidente do Sindicato das Autoescolas do Pará, Sandro Hage, os 220 centros credenciados no Estado devem atender as novas normas e uma alternativa para isso pode ser a criação de uma central de simulação para atender todas as autoescolas ou o compartilhamento de simuladores.

(João Lopes com infor. do Detran)

Pág. 13

Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90