Postado em 20/01/2016 00:00:00

Diabetes Infantil:

Saiba como identificar e o que fazer

O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crônica que aparece ainda na infância, até os 18 anos. Ela é caracterizada quando não há produção de insulina pelo organismo devido à uma alteração no pâncreas. Sem a insulina, que é fundamental para a absorção e a utilização da glicose (açúcar) dos alimentos no nosso corpo, o nível de glicose aumenta, causando o diabetes.

É preciso ficar atento a sintomas e reclamações dos pequenos, para um diagnóstico e tratamento adequados com um endocrinologista. Excesso de fome ou sede, comer muito, visão embaçada, falta de vontade para brincar, náuseas e vômitos, perda de peso, desequilíbrio, dificuldade para aprender e compreender e excesso de urina são os principais sintomas.

O diagnóstico do diabetes infantil, assim como em adultos, é feito através do exame de sangue realizado em jejum no período da manhã. Caso seja identificado um resultado maior que 126mg/dl de glicose, é precio refazer um novo exame em outro dia para confirmar a presença da doença e procurar um especialista. Normalmente, o tratamento é feito através do uso da insulina para regularizar os níveis de insulina.

É muito importante, ainda, seguir uma alimentação balanceada e equilibrada, evitando alimentos ricos em açúcar – que são muito comuns na infância. É preciso que toda a família adote a dietoterapia, para não influenciar nas refeições do filho diabético. Também é preciso praticar atividades físicas que contribuem com a melhora da saúde.

 

Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90