Postado em 14/07/2016 00:00:00

Redenção recebe Selo Verde ao atingir 80% do CAR

“O CAR é um registro eletrônico obrigatório para os imóveis rurais, formando base de dados estratégicos para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento”, explica Edilson Garcia, da Emater.

O Governo do Estado, através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em convênios e parcerias com a Prefeitura de Redenção, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Sindicado Rural de Redenção (SRR), The Nature Conservancy (TNC) e escritórios técnicos locais, inseriram mais de 80% de hectares das propriedades rurais de Redenção, no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Esta ação permitiu o cumprimento da meta estabelecida, conforme preconiza o Programa Municípios Verdes (PMV).

 

Criado pela Lei 12.651/12, o CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégicos para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O Programa Municípios Verdes (PMV) é do Governo do Pará desenvolvido em parceria com municípios, sociedade civil, iniciativa privada, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público Federal (MPF).

O PMV tem como objetivo combater o desmatamento no Estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e também de gestão ambiental, com foco em pactos locais, no monitoramento do desmatamento, na implantação do CAR e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes.

Lançado em março de 2011, o programa é coordenado pela Casa Civil do Governo do Pará, especificamente na figura do Secretário Extraordinário de Estado para a Coordenação do Programa Municípios Verdes (SEPMV).

(JOÃO LOPES)

 

 

Fonte: NOSSO JORNAL PÁG. 15
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90