Postado em 10/07/2017 12:45:00

Marun alardeia que Temer tem votos para ganhar na CCJ e no plenário

Relator Sergio Zveiter apresentará parecer sobre a denúncia contra o presidente Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/marun-alardeia-que-temer-tem-votos-para-ganhar-na-ccj-no-plenario-21572538#ixzz4mRaqabQ1 stest

BRASÍLIA - Embora reservadamente aliados do presidente Michel Temer já trabalhem com a derrota na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que começa a processar a denúncia do Ministério Público nesta segunda-feira, o discurso oficial do governo é de que há votos suficientes para barrar a peça acusatória. Vice-líder do governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) afirma que conta com votos suficientes tanto no plenário quanto na CCJ para arquivar a denúncia. Hoje o relator do caso na comissão, deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), apresentará seu voto. Em seguida, o advogado de Temer, Antonio Mariz, falará em defesa do presidente.

 

— Fizemos uma reunião de avaliação e temos votos suficientes para ganhar tanto na CCJ, quanto no plenário. E na CCJ a nossa expectativa é que a gente tenha pelo menos 40 votos — disse.

A CCJ tem 66 deputados titulares e 66 suplentes. Votam para aceitar ou rejeitar a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, primeiro os titulares e, se estes não forem suficientes para atingir o quórum mínimo para o início da votação (34 deputados), são computados também os votos dos suplentes.

Para que a denúncia seja rejeitada é necessário ter maioria simples: ou seja, 34 votos. O governo já fez algumas trocas de nomes na comissão para garantir apoio. E deve continuar fazendo substituições ao longo desta semana. A expectativa é que o caso só seja votado na sexta ou na próxima segunda, dia 17.

Independentemente do resultado na comissão, o caso segue para apreciação do plenário, onde pelo menos 2/3 dos 513 deputados têm que votar pela autorização da denúncia para que ela seja analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

- https://oglobo.globo.com/brasil/marun-alardeia-que-temer-tem-votos-para-ganhar-na-ccj-no-plenario-21572538 -

Fonte: O GLOBO
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90