Postado em 07/08/2017 10:45:00

Sicredi apoia Dia C e beneficia comunidades

Dia de Cooperar, celebrado em 1º de julho, busca conscientizar a população sobre cooperativismo por meio da educação

Mais uma vez, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,5 milhões se associados –, apoia o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data contempla o programa de responsabilidade social das cooperativas, que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. É por isso que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou o slogan “Atitudes simples movem o mundo”, como mote das ações a serem realizadas neste ano.

 

Durante todo o mês de julho, quando é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo (1º/07), os voluntários contam com o apoio do Sistema OCB para desenvolver, em âmbito nacional, projetos que promovem a transformação social das comunidades em aspectos de saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.

Somente em 2016, 1.278 cooperativas dos 13 ramos do cooperativismo existentes no Brasil - incluindo o de cooperativismo de crédito, do qual o Sicredi faz parte -, realizaram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos o país, beneficiando mais de um milhão de pessoas.

 

Todo dia é dia de cooperar 

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Em 2016, o Dia C beneficiou mais de um milhão de pessoas.

Dia C na região sudeste do Pará

                                       

Na região sudeste do Pará, por meio da cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA, foram apoiadas ações nos 7 municípios onde a instituição financeira mantém agências: Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, Tucumã e Xinguara.

Em Canaã dos Carajás, foi desenvolvido uma ação em conjunto com a APAE resultando na doação de 3 cadeiras de rodas e roupas para um bazar beneficente, além de uma tarde com brincadeiras e lanches para os usuários.

Em Marabá, o Dia C teve lugar no Lar São Vicente de Paulo, onde foi promovido um café da manhã para os idosos atendidos pela instituição. Os voluntários do Sicredi também levaram doações angariadas junto a associados, colaboradores e comunidade em geral de materiais de higiene pessoal e limpeza. A ação foi caracterizada ainda por rodas musicais promovida pelos voluntários.

                                     

Já em Parauapebas, foi promovido palestra com o tema Educação Financeira para a comunidade, com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre como gerir as finanças pessoais de forma mais eficiente, assim como poupar recursos para realizar sonhos.

Redenção, por sua vez, recebeu ação voltada aos moradores da Vila Cachamora. Na ocasião, foram promovidas palestras de educação financeira, oficinas de artesanato, atividades de integração, entre outras ações sociais.

Em Rio Maria, além do tema Educação Financeira, também foi tratado o tema sustentabilidade com crianças atendidas por uma escola pública. Além disso, foi promovido palestra com odontóloga sobre cuidado com os dentes e plantação de mudas de árvore ao redor da creche. Ao final, brincadeiras pedagógicas e lanches fizeram parte do acontecimento.

Já no município de Tucumã, foi realizado uma ação na Fazenda Esperança, onde foi servido um café da manhã às pessoas atendidas seguido de palestra com o tema Prevenção às Drogas. Foi realizado ainda doação de kits higiênicos e alimentos.

Em Xinguara, por sua vez, colaboradores, associados e voluntários se uniram para angariar doações para o Projeto Sonho de Mãe, que apoia mães de baixa renda a contar com enxovais, produtos de higiene, roupas e alimentos.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

 *Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 Assessor de Comunicação e Programas Sociais

Fonte: Assessor de Comunicação e Programas Sociais
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90