Postado em 15/08/2017 14:40:00

João Salame assume importante cargo no Ministério da Saúde

Ex-prefeito de Marabá é o novo diretor do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e promete lutar pelos municípios do Pará

Ainda esta semana, o ex-prefeito de Marabá, João Salame Neto, deverá assumir o cargo de diretor do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, em Brasília.

A nomeação oficial ocorreu nesta terça-feira, dia 15, com publicação no Diário Oficial da União (conforme imagem abaixo). Por volta de 11h30 desta terça-feira, em conversa com o ex-prefeito de Marabá pelo Whatsapp, este passou a seguinte mensagem ao Portal Correio de Carajás ao ser questionado sobre sua nomeação: “Ainda não assumi. Essa é apenas a portaria de nomeação. Estou apresentando hoje os documentos necessários para tomar posse, o que deve ocorrer esta semana.

A prioridade (da nova função) é fortalecer as ações de atenção básica em todo o País em parceria com os secretários estaduais e municipais de saúde, tornando-as mais eficientes, seguindo a orientação do ministro Ricardo Barros de economizar recursos nos meios para investir na ponta. E certamente priorizar o atendimento às demandas dos municípios paraenses”.

Por fim, o ex-prefeito disse que o cargo de diretor do Departamento de Atenção Básica é muito disputado. “Tem um poder de fogo grande. Se a gente se unir aí no Pará dá pra ajudar muito nossos municípios”, finalizou.

O que faz a atenção básica?

A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Este trabalho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades Básicas de Saúde Fluviais, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde. 

(Ulisses Pompeu)

https://www.correiodecarajas.com.br/post/joao-salame-assume-importante-cargo-no-ministerio-da-saude

Fonte: Correio de Carajas
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90