Postado em 12/12/2017 08:35:00

Quem foi o autor da letra e da melodia do Hino Oficial de Redenção?

O HINO OFICIAL DE REDENÇÃO foi escolhido em um concurso público, realizado no dia 06 de maio de 1983, na Escola Estadual de Ensino Médio, Engenheiro Palma Muniz.

O evento contou com a presença de importantes personalidades. A Secretária Municipal de Educação da época, Elenice Hernandez Franco, foi a coordenadora dos trabalhos.

A Mesa de Jurados era formada pelo então prefeito Arcelide Veronese, professora Mary Aparecida Bueno Prestes, o empresário Antônio Luiz Testa, o cantor Valmireno Alves Barreiras, o senhor João Batista Alves Martins e o senhor Jurandir    Ferreira Azara.
Foram selecionados três hinos para serem escolhidos pelos jurados. Recebeu a maior pontuação a letra e a melodia do professor José Alves Lordeiro.

A direita com as mãos na cintura professor José Alves Lordeiro

 

Com a criação da Escola de Música do Município, através do Decreto de n. 4931 de 21 de outubro de 1994, assinado pelo então prefeito, Wagner Fontes, assumiu a direção da supracitada escola o professor de música Onésimo Lopes que de imediato se interessou pela escrita do Hino de Redenção e teve a iniciativa de trabalhar na sua instrumentação para que o mesmo viesse a ser tocado pela Banda de Música e viesse a se eternizar.
Nessa tarefa, Onésimo teve a colaboração do Sargento do Exercito da 23º Bis de Marabá o músico Creso Santo de Jesus e do renomado maestro, já falecido, Levino Ferreira de Alcântara.  
 
O lançamento oficial do Hino de Redenção aconteceu no dia 13 de maio de 1998, 14 anos depois, numa grandiosa festa pública, com a presença do então prefeito Mário Moreira, do Secretário de Cultura Desporto e Turismo, Sr.Adécimo Gomes, professora Antonieta de Lurdes, vereadores entre outras autoridades e comunidade em geral além de estudantes de escolas públicas e particulares.
Todos em uma só voz entoaram o Hino Oficial de Redenção sob a regência do maestro Creso. O evento teve a participação especial da Banda de Música do 23º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) de Marabá que veio exclusivamente para o lançamento oficial do hino.  

Hino do município de Redenção
Letra e música: Professor José Alves Lordeiro
Instrumentação: Professor Onésimo Lopes

Nas pegadas de neos bandeirantes
Que a riqueza da terra aqui traz
Tu nasceste em campos verdejantes
Um convite ao progresso e à paz.
Da hulha verde e dos nobres metais
Nas pastagens e dons naturais,
Nestas terras já vens despertar
Tua força e valor ostentar!

Estribilho:

Oh! Redenção!
Queremos nós te saudar
E com amor, teu futuro edificar!
Com os algores do alvorecer
E o calor deste sol fulgurante,
Nos apraz vê-la se enobrecer
Vislumbrando um futuro brilhante.
Redenção dos valores que encerras
De trabalhos, riquezas e glórias.
No horizonte alvo-anil destas terras,
Te despontam certeiras vitórias!

(ESTRIBILHO)

Nas escolas tua juventude
Preparando um futuro maior
A indústria ao comércio se funde
A união e progresso melhor.
Com Orgulho este povo altaneiro
Te devota esperança e labor,
Devotados teus filhos ordeiros,

 

Fazem seus tua clava e penhor.

João Lúcio & Você

Fonte: João Lúcio & Você
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90